O Console

Super Nintendo Entertainment System, (também conhecido como o Super NES, SNES ou Super Nintendo) é um console caseiro de videogame em 16 bits desenvolvido pela Nintendo que foi lançado em 1990 no Japão, 1991 nos Estados Unidos, 1992 na Europa e Oceania, além da América do Sul em 1993. No Japão, o sistema é chamado de Super Famicom, oficialmente, adotando o nome abreviado do seu antecessor, o Famicom. Na Coréia do Sul, é conhecida como a Super Comboy e foi distribuído pela Hyundai Electronics. Embora cada versão é essencialmente o mesmo, várias formas de bloqueios regionais impedem as diferentes versões sejam compatíveis entre si.

O Super Nintendo Entertainment System é o segundo console da Nintendo, sendo o Nintendo Entertainment System (NES) o primeiro. Ele apresentou gráficos avançados e recursos de som em comparação com outros vídeo games na época. Além disso, o desenvolvimento de uma variedade de chips de aprimoramento (que foram integrados em placas de circuito) ajudou a mantê-lo competitivo no mercado. Enquanto brutos gráficos tridimensionais raramente tinham sido vistos antes em modelos domésticos, utilizando o chip Super FX começando com Star Fox em 1993, o SNES foi capaz de rodar jogos com o mais suave e mais detalhados gráficos tridimensionais, que era anteriormente possível. Isso despertou interesse mais difundido em gráficos de polígono na indústria, ajudando a inaugurar em gráficos 3D, como pode ser visto na quinta geração de consoles de videogame.

Resultado de imagem para super comboy
Alguns modelos do Super Nintendo.

O Super Nes foi um sucesso mundial, tornando-se o console mais vendido da época apesar de seu início relativamente tardio e a competição feroz que enfrentou na Europa e América do norte. Ele permaneceu popular até a era de 32 bits e continua a ser popular entre os fãs, colecionadores, retro gamers e entusiastas de emulação, alguns dos quais ainda estão fazendo imagens ROM homebrew. O sucesso de sua venda foi superior a 50 milhões de unidades por todo o mundo. Foi oficialmente descontinuado em setembro de 1999 nos Estados Unidos, e em setembro de 2003, no Japão.