Final Fight 3, uma mistura de Final Fight 2 e Super Street Fighter 2?

Ficha Técnica

Nome: Final Fight 3.

Produtora: Capcom.

Gênero: Beat’em up.

Ano: 1996.

Jogadores: até 2 jogadores.

Final Fight 3 [ SNES ] | Desenhos animados antigos, Super nintendo ...

Final Fight 3 chegou praticamente no fim da vida útil do Super Nintendo nos principais países do mundo, mas isto certamente não incomodou os fãs da série, que procuravam por mais ação em seus consoles caseiros. A Capcom, produtora do game, decidiu apimentar sua tradicional jogabilidade, o que acabou agradando muita gente.

Enquanto o jogo não se reinventou totalmente no quesito jogabilidade, ele traz algumas idéias novas e adiciona uma ênfase muito mais pesada à variedade de ataques. De fato, muitos descreveram o game como um cruzamento entre o Final Fight 2 e o Street Fighter 2. E esta descrição não está muito fora da realidade!

Ainda existe os comandos característicos da série, porém foram adcionados alguns ataques especiais que podem causar bastante dano nos inimigos (que são vários), golpes estes, conhecidos como Super. Com isso, um medidor foi acresecentado na tela, o qual vai enchendo com os golpes desferidos nos oponentes. Quando este gráfico estiver cheio, é possível liberar o ataque especial (ao melhor estilo Street Figther 2). Cada personagem tem o seu prórpio, e uns causam mais ou menos dano.

O jogo possui 4 personagens jogáveis: Guy, Dean, Lucia e Haggar.

Final Fight 3 – Hardcore Gaming 101

Como mencionado, cada um possui golpes característicos, tanto normais, quanto especiais. O ataques especiais Super de cada um estão listados abaixo.

Guy: Segure um inimigo e faça: frente, baixo, frente e Y
Dean: Segure um inimigo e faça: frente, baixo, cima e Y
Haggar: Segure um inimigo e faça: frente, baixo, frente e Y
Lucia: Próximo de um inimigo e faça: baixo, baixo, frente e Y

Existem três modos de jogo a serem escolhidos. Os modos padrão para um e dois jogadores ainda estão intactos, mas desta vez os desenvolvedores lançaram um novo modo de jogo chamado Automatic 2P. Isso permite que você jogue o jogo como uma experiência para dois jogadores, mas com a CPU controlando o outro player. Embora isso seja bastante útil nos níveis posteriores e mais difíceis do jogo, ele tende a causar um pouco de lentidão quando a tela fica cheia de personagens e inimigos.

Final Fight 3 Music: Smeared Graffiti - YouTube

Existem vários cenários a serem desbravados (todos eles muito bem trabalhados), inclusive algumas passagens secretas, que podem ser acessadas durante as fases lineares, alterando assim o fluxo do jogo.

O controle de jogo em si é o mais suave que já foi ao longo da série e, apesar de uma desaceleração nos modos para dois jogadores, a apresentação geral faz à tradição da série.

Visualmente, Final Fight 3 é bastante impressionante, especialmente em comparação aos títulos anteriores da série. Há muitos detalhes e variedade nos vários cenários pelos quais se lutará, e todos os quatro personagens são desenhados e bem animados, assim como seus golpes. Mesmo a desaceleração não pode ser totalmente atribuída à Capcom, dado o processador do SNES.

A trilha sonora no estilo Rock and Roll tem sido um elemento básico da série e Final Fight 3 mantém a tradição muito bem. Existem muitas faixas que suportam a intensidade do jogo e os efeitos sonoros também são impressionantes. 

BTU through ages P6 - Neo Geo, Arcade & Retro Games

Concluindo, Final Fight 3 é um final adequado para uma das séries de arcade mais populares da era dos 16 bits. Claro que algumas das novas adições podem atrapalhar alguns jogadores da maneira errada, mas é difícil culpar a Capcom por tentar animar as coisas um pouco com uma camada adicional de profundidade. Pode não ser o grande salto que os fãs da série esperavam, mas foi definitivamente um passo na direção certa.

Arquivos jeet kune do - Street Fighter RPG Brasil
Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*