Chrono Trigger: o guia completo dos chefes de um dos melhores jogos de todos os tempos!

Chrono Trigger é sem dúvidas um dos melhores RPG’s do Super Nintendo e talvez de todos os tempos. Sua história complexa e cativante, personagens memoráveis, multiplos finais, trilha sonora fantástica e um time dos sonhos em seu desenvolvimento o colocaram, merecidamente, no patamar onde está. Um outro ponto forte desse clássico são as batalhas épicas com os chefes, cada qual com suas características, tornando cada combate único! E é justamente neste ponto dessa epopeia gamer que focaremos neste artigo: um tutorial de como enfrenter cada boss nesta incrível aventura (inclusive das quests e Black Omen), bem como as características especiais de cada um deles. Os níveis sugeridos são apenas uma base para o jogador, não um parâmetro exato de quando enfrentá-los. Vamos lá? Vale a pena conferir!

Chefes

Yakra – HP: 920

Capítulo 3: The Queen’s gone.

Nível sugerido: 7.

Experiência: 50.

Pontos de técnica: 5.

Charm: —

Dica: Tenha Crono e Frog usando a Técnica X-Strike. Mantenha Lucca usando Flame Toss e Hypno Wave se desejar.

Dragon Tank – HP: 600

Cabeça – HP: 266.

Corpo – HP: 126.

Rodas – HP: 208.

Capítulo 5: The trial.

Nível sugerido: 8.

 Experiência: 40.

Pontos de técnica: 5.

Charm: 

Dica: primeiro ataque a cabeça (apenas ataques normais pois luz e fogo vão aumentar a energia dele). Então foque nas rodas, e finalmente no corpo.

Guardian – HP: 1200

Bits – HP: 200 cada.

Capítulo 6: Beyond the ruins.

Nível sugerido: 10.

Experiência: 300.

Pontos de técnica: 5.

Charm: 

Dica: Concentre seus ataques em um dos Bits. Após destruí-lo, ataque e destrua o outro. Assim que os dois forem derrotados, ataque o Guardian. Eles serão ressucitados após uma contagem, então repita o processo. Recupere HP se necessário.

R Series – HP: 900

Robôs – HP: 150 cada.

Capítulo 7: The factory ruins.

Nível sugerido: 10.

Experiência: 80.

Pontos de técnica: 1.

Charm: —

Dica: Tenha Crono usando a técnica Cyclone em dois ao mesmo tempo. Utilize Marle ou Lucca para recuperar o HP, se preciso, e também para atacarem.

Krawlie – HP: 500

Capítulo 6: Beyond Ruins.

Nível sugerido: 10.

Experiência: 100.

Pontos de técnica: 5.

Charm:  Mid Ether.

Dica: apenas use os melhores ataques do grupo.

 

Heckran – HP: 2100

Capítulo 9: The village of magic.

Nível sugerido: 15.

Experiência: 250.

Pontos de técnica: 10.

Charm: —

Dica: use magia para causar dano nesta criatura. Tenha cada personagem usando suas técnicas individualmente ou combinados (como  Fire Whirl, de Crono e Lucca). Recupere HP e MP quando necessário.

Zombor – HP: 1760

Cabeça – HP: 960.

Corpo – HP: 800.

Capítulo 10: The heroe appears.

Nível sugerido: 15.

Experiência: 350.

Pontos de técnica: 10.

Charm: —

Dica: Tenha Marle usando Ice na cabeça. Light e Fire tira energia do corpo, então mantenha Crono e Lucca atacando-o com estes elementos. Se Robo estiver no grupo, utilize Rocket Punch na cabeça.

Masa/Mune – HP: 4600

Masa e Mune – HP: 1000 cada.

Masa & Mune (fusão) – HP: 3600.

Capítulo 11: Tata and the frog.

Nível sugerido: 15.

Experiência: 400 / 500.

Pontos de técnica: 4 / 10.

Charm: —

Dica: na primeira batalha, eles estarão em entidades separadas. Se concentre em apenas um deles. Se um for derrotado, o outro também será. Após esta batalha, eles se tornarão em um só. Ice funciona bem. Utilize Fire Whirl, Fire Sword ou Ice Sword, caso tenha.Quando o chefe aperta os punhos e o texto diz “Armazenando energia de tornados”, use Slash, de Crono, para neutralizar o ataque. Recuper HP e MP quando necessário.

 

Nizbel – HP: 4200

Capítulo 13: Footsteps. Follow!

Nível sugerido: 18.

Experiência: 500.

Pontos de técnica: 10.

Charm: Third-Eye.

Dica: tenha Crono usando seu mais poderoso golpe de Luz para baixar a defesa de Nizbel. Depois que o chefe for atingido, serão 1 ou 2 turnos antes do contragolpe dele, tendo a defesa voltada ao normal. Basicamente, tenha Crono baixando sua defesa, e o restante do grupo atacando sozinho (talvez em dupla). Quando Nizbel usar a eletricidade, recupere o HP do time e então repita o processo.

 

Slash – HP: 3200/5200

Capítulo 15: Magus’s Castle.

Nível sugerido: 25.

Experiência: 500.

Pontos de técnica: 10.

Charm: —

Dica: será necessário lutar contra ele duas vezes seguidas, mas as táticas usadas devem ser as mesmas em ambas. Tenha Crono e Frog usando a técnica X-Strike. Seu terceiro personagem deve recuperar energia ou usar os melhores ataques.

Flea – HP: 4120

Capítulo 15: Magus’s Castle.

Nível sugerido: 25.

Experiência: 500.

Pontos de técnica: 10.

Charm: —

Dica: ataque-a com os melhores técnicas do grupo, técnicas duplas ou triplas funcionam bem. Recupere o HP e o MP quando necessário.

Ozzie- HP: Nenhum

Capítulo 15: Magus’s Castle.

Nível sugerido: 25.

Experiência: 0.

Pontos de técnica: 0.

Charm: —

Dica: ataque as alavancas atrás de Ozzie. Golpeie uma após a outra para abrir um buraco embaixo de Ozzie. Você não precisa atacá-lo propriamente.

Magus – HP: 6666

Capítulo 15: Magus’s Castle.

Nível sugerido: 25.

Experiência: 1500.

Pontos de técnica: 15.

Charm: —

Dica: o melhor grupo para enfrentá-lo é Crono, Frog e Lucca (mas Robo também pode ser utilizado, por causa dos seus lasers tipo sombra). Comece com um ataque (não importa qual). Isto fará Magus mudar sua barreira. Basicamente funciona assim: o tipo de mágica que ele usar é também o tipo de mágica que  deve ser usada para atacá-lo. Caso não tenha o tipo de mágica que precisa, apenas ataque-o fisicamente para fazer sua barreira mudar. Continue usando essa tática até você fazer uns 3000 pts. de dano, quando ele vai parar de usar essa técnica e usar magia tipo sombra. Neste ponto, Frog pode atacar Magus com a Masamune, para fazer a defesa dele baixar. Então, Crono e o terceiro membro devem usar seus melhores ataques (solos ou duplos).

Nizbel II – HP: 6500

Capítulo 17: Unnatural Selection?

Nível sugerido: 26.

Experiência: 880.

Pontos de técnica: 15.

Charm: Third-Eye.

Dica: tenha Crono usando seus melhores ataques de Luz à cada round para fazer a defesa da criatura baixar. Os demais membros do grupo utilizam seus melhores ataques.

Azala – HP: 2700 / Black Tyrano HP: 10500

Capítulo 17: Unnatural Selection?

Nível sugerido: 31.

Experiência: 1800.

Pontos de técnica: 26.

Charm: Magic Tab (Azala), Power Tab (Black Tyrano).

Dica: primeiro, ataque Azala. Ataques de luz são muito efetivos aqui. Com os outros integrantes do grupo, utilize bastante magia.  Depois que Azala for derrotado, o Black Tyrano vai rugir e começará uma contagem. Isto vai baixar sua defesa. Use as melhrores técnicas duplas ou triplas do grupo e recupere HP e MP, se necessário.

Golem – HP: 7000

Capítulo 18: The magic kingdom.

Nível sugerido: 31.

Experiência: 1000.

Pontos de técnica: 35.

Charm: Magic Tab.

Dica:  não importa vencer ou perder esta batalha. O Golem fará mímica de qualquer ataque elemental feito nele, então se você tiver aquelas armaduras que absorvem certos tipos de ataques, use as. Ataque o usando seus melhores golpes. Recupere HP e MP, se necessário. Particularmente o derrotei no nível 31 com Chrono e Marle usando Ice Sword e Robo recuperando o grupo.

 

Mud Imp – HP: 11200

Imp – HP: 1200.

Blue Beast – HP: 5000.

Red Beast –  HP: 5000.

Capítulo 19: Break the seal!

Nível sugerido: 31.

Experiência: 954.

Pontos de técnica: 26.

Charm: Speed Tab (Mud Imp), Elixir (Red Beast), MermaidCap (Blue Beast).

Dica: uma maneira fácil de derrotar este chece é utilzando Hypno Wave, de Luca, e colocar as duas feras para dormir, enquanto ataca o Imp com as melhores técnicas do grupo. Caso elas acordem, repita o processo. Se o Imp for destruídos, as feras serão também.

Giga Gaia – HP: 13500

Cabeça – HP: 9500.

Mão – HP: 2000 cada.

Capítulo 20: The guru on the Mt. Woe.

Nível sugerido: 36.

Experiência: 3000.

Pontos de técnica: 30.

Charm: Speed Tab (Cabeça).

Dica: primeiro ataque a mão esquerda (esta é a mão recuperadora de energia), então ataque a outra. Para facilitar com as mãos, use Falcon Hit de Crono e Ayla.
Depois que elas forem destruídas, ataque a cabeça com o Falcon Hit ou Spincut, de Crono.

Dalton – HP: 3500

Capítulo 21: What lies beyond?

Nível sugerido:

Experiência: 1000.

Pontos de técnica: 36.

Charm: Power Meal.

Dica: use os melhores ataques elementais do grupo. Ataques físicos fazem-o reduzir o HP de um personagem pela metade.

Golem Twins – HP: 14000

Golem – HP: 7000 cada.

Capítulo 22: Lavos beckons.

Nível sugerido: 40.

Experiência: 2000.

Pontos de técnica: 0.

Charm: Magic Tab.

Dica: use os melhores ataques elementais do grupo neles. Ataques físicos fazem eles reduzirem o HP de um membro do grupo pela metade.

Lavos Ocean Palace- HP: 30000

Capítulo 22: Lavos beckons.

Nível sugerido: 40.

Experiência: 0.

Pontos de técnica: 0.

Charm:

Dica: esta batalha tem dificuldade elevada e não é obrigatória ser vencida neste momento. Fica mais fácil no modo New Game +. Lavos começa com um ataque devastador, então para vencê-lo no primeiro momento será necessário ter o grupo em um nível forte e abusar de itens ou técnicas de cura. De qualquer forma, ataque com os melhores atáques mágicos do grupo, abuse das técnicas duplas e triplas e recupere HP e MP com frequência, porque Lavos pode causar grandes danos na equipe, independente do equipamento que tiverem. 

Dalton Plus – HP: 2800 / 3500 (Nintendo DS)

Capítulo 23: The new king.

Nível sugerido: 40.

Experiência: 2500.

Pontos de técnica: 40.

Charm: Power Meal.

Dica: ele copia todas as suas técnicas e magia. O Iron Orb dele reduzirá o HP pela metade, portanto, tenha um personagem pronto para curar a cada turno. Apenas acerte-o com os melhores ataques do grupo rapidamente e esteja pronto para recuperar HP e MP.

Golem – HP: 15000

Capítulo 23: The magic kingdom.

Nível sugerido: 40.

Experiência: 2500.

Pontos de técnica: 40.

Charm: —

Dica: esse chefe não ataca. Acerte-o com as melhores técnicas do grupo, antes que ele escape.

Retinite – HP: 10800

Parte superior – HP: 5000.

Parte central – HP: 1000.

Parte inferior – HP: 4800.

Capítulo 25: The fated hour.

Nível sugerido:

Experiência: 2600.

Pontos de técnica: 100.

Charm: Speed Tab (Parte central).

Dica: primeiro derrote a seção do meio do monstro. Então tenha Marle, Frog, ou Magus usando uma magia baseada na água para baixar a defesa. Então ataque-o. Tenha um dos 3 usando uma magia baseada na água em cada round e os outros dois atacando com seus melhores ataques.

Lavos Spawn – HP14000

Cabeça – HP: 4000.

Conhca – HP: 10000.

Capítulo 24: The time egg.

Nível sugerido: 45.

Experiência: 747.

Pontos de técnica: 120.

Charm: Safe Helm (Conhca), Haste Helm (Cabeça).

Dica: ataque a cabeça. Não ataque a concha, ele usa um contra-ataque muito poderoso. Isto significa não utilizar técnicas de alcance múltiplo.

Flea Plus – HP: 2500

Capítulo 25: The fated hour.

Nível sugerido: 30.

Experiência: 2000.

Pontos de técnica: 20.

Charm: 

Dica: uma batalha fácil, apenas ataque com os melhores golpes do grupo.

Super Slash – HP: 2500

Capítulo 25: The fated hour.

Nível sugerido: 30.

Experiência: 2000.

Pontos de técnica: 20.

Charm:

Dica: outra batalha fácil, apenas ataque com os melhores golpes do grupo.

Flea Plus, Super Slash, Great Ozzie – HP: 14000

Flea e Slash – HP: 4000 cada.

Ozzie – HP: 6000.

Capítulo 25: The fated hour.

Nível sugerido: 30.

Experiência: 7500.

Pontos de técnica: 80.

Charm: Slasher II (Super Slash), OzziePants (Great Ozzie), Flea Bustier (Flea Plus).

Dica: use a técnica charm de Ayla para obter bons equipamentos dos 3. Faça isso rápido, preferencialmente antes de derrotar qualquer um deles.  Flea fugirá caso Slash ou Ozzie sejam derrotados antes dela. Slash é batido automaticamente se Ozzie se for antes dele. No mais, utilize os ataques mais poderosos do grupo neles.

Great Ozzie – HP: 4000

Capítulo 25: The fated hour.

Nível sugerido: 30.

Experiência: 2500.

Pontos de técnica: 30.

Charm: Ozzie Pants.

Dica: ataque os botões atrás de Ozzie, um deles abrirá um buraco no chão, no qual ele caírá.

Atropos XR – HP: 6000.

Capítulo 25: The fated hour.

Nível sugerido:

Experiência: 0.

Pontos de técnica: 0.

Charm:

Dica: tenha Robo usando seus ataques mais poderosos. Restaure HP e MP quando necessário.

Mother Brain – HP: 5000

Capítulo 25: The fated hour.

Nível sugerido:

Experiência: 3000.

Pontos de técnica: 40.

Charm: Blue Mail (Mother Brain), 3x Elixir (Display).

Dica: Cuide dos 3 Displays com ataques normais, então use os melhores ataques do grupo na MotherBrain. Vale a observação de que quando destruídos os 3 displays, ela usa um contra-golpe poderoso. Outra alternativa é utiliza a técnica Hypno Wave, de Luca, e adormecer os monitores, impedindo que eles curem o chefe, além do contra ataque do mesmo.

Son of Sun – HP: 162000

Sun of Sun – HP: 12000.

Chama – HP: 30000 cada.

Capítulo 25: The fated hour.

Nível sugerido:

Experiência: 3800.

Pontos de técnica: 40.

Charm: Black Mail (Son of Sun), 5x Elixer (cada chama).

Dica: só ataque as chamas que cercam o olho do chefe, uma vez que ele contra-atacará com o Flare tentar atingir o centro. As chamas individuais também irão contra-atacar com fogo atingir a errada. Caso acerte a correta, o jogo emitirá um som “ding” e causará danos à parte central. Continue atacando a mesma chama até que ela se embaralhe e tente realocar a chama certa novamente. Para tornar essa luta extremamente fácil, equipe o Red Mail e o Red Vest para absorver o dano de fogo e uma ou mais Ruby Armor, caso tenha. Se Lucca estiver no grupo, equipe-a com a vestimenta de Taban, que o pai dela a presenteou (caso tenha pego).

Rust Tyrano – HP: 25000

Capítulo 25: The fated hour.

Nível sugerido:

Experiência: 3800.

Pontos de técnica: 40.

Charm: Red Mail / Red Plate.

Dica: a estratégia é semelhante à utilizada na batalha contra Black Tyrano. Enquanto o chefe estiver em contagem, utilize as melhores técnicas duplas ou triplas do grupo. Após a contagem, ele utilizará um ataque mais poderoso, depois atacará normalmente. Recupere o grupo, caso necessário. Se ele recomeçar a contagem, repita o processo.

Yakra XIII – HP: 18000

Capítulo 25: The fatedo hour.

Nível sugerido:

Experiência: 3500.

Pontos de técnica: 40.

Charm: White Mail / White Plate.

Dica: o chefe ocasionalmente utiliza alguns ataques de caos, então verifique se está equipado com proteção contra status / caos. Ele usa alguns ataques do tipo agulha de Lavos e termina com um ataque que pode causar danos entre 200 e 300, se tiver o melhor equipamento na batalha. Basta acertá-lo com as melhores técnicas do grupo e recuperar HP e MP quando necessário.

 

Mega Mutant – HP: 8450

Parte superior – HP: 4600.

Parte inferior – HP: 3850.

Capítulo 25: The fated hour.

Nível sugerido:

Experiência: 900.

Pontos de técnica: 50.

Charm: Vigil Hat (Parte inferior), Elixir (Parte superior).

Dica: ataque primeiramente a parte superior, em seguida a inferior. Como o Mega Mutant não tem defesas elementais, ataque com os golpes mais fortes do grupo. Recupere HP e MP, caso necessário. Ele lança caos frequentemente na batalha, então certifique-se de ter itens para esse caso no inventário.

Giga Mutant – HP: 10750

Parte superior – HP: 5800.

Parte inferior – HP: 4950.

Capítulo 25: The fated hour.

Nível sugerido:

Experiência: 1500.

Pontos de técnica: 0.

Charm: Wall Ring (Parte superior), Hit Ring (Parte inferior).

Dica: esta versão é imune a ataques físicos, ou seja, um grupo mágico é o ideal aqui. Abuse das técnicas mágicas em conjunto e recupere HP e MP quando necessário.

Tera Mutant – HP: 10750

Parte superior – HP: 4600.

Parte inferior – HP: 3850.

Capítulo 25: The fated hour.

Nível sugerido:

Experiência: 2000.

Pontos de técnica: 0.

Charm: Muscle Ring (Parte Superior), Power Seal (Parte inferior).

Dica: a parte superior drena a energia da inferior para se recuperar. A cabeça é resistente a ataques físicos e a base resiste a ataques mágicos. Foque na parte superior, com os melhores ataques elementais do grupo (como Luminare de Crono).

Lavos Spaw – HP: 23500

Cabeça – HP: 10000.

Conhca – HP: 13500.

Capítulo 25: The fated hour.

Nível sugerido:

Experiência: 2450 / 0 (versão DS).

Pontos de técnica: 0.

Charm: Safe Helm (Concha), Haste Helm (Cabeça).

Dica: a estratégia é a mesma das batalhas anteriores, ataque somente a cabeça (não ataque a conhca nem quando a cabeça for derrotada). Não utilize técnicas de alcance múltiplo. 

Queen Zeal – HP: 12000

Capítulo 25: The fated hour.

Nível sugerido:

Experiência: 0.

Pontos de técnica: 0.

Charm: MegaElixer.

Dica: ela começa diminuindo o HP do grupo para 1. Recupere o grupo rapidamente e ataque a com os melhores ataques do grupo (caso Frog esteja no time, utilize Frog Squash ou Frog Flare).

Mamon Machine – HP: 18000

Capítulo 25: The fated hour.

Nível sugerido:

Experiência: 0.

Pontos de técnica: 0.

Charm: MegaElixer.

Dica: ela começa luta observando que “modifica toda a energia”; assim, a Mammon Machine tem uma mecância de combate envolvendo buffs. Se atacar com dano físico, aumentará sua defesa (não terá efeito contra o Ataque 3D). Caso ataque com dano mágico, aumenta  poder de ataque dela. Acerte-a com o Masamune para absorver a energia (removendo os buffs). Utilize as técnicas mais fortes do grupo e recupera HP e MP, caso necessário.

Zeal – HP: 68000

Face – HP: 20000

Mão – HP: 28000 cada.

Capítulo 25: The fated hour.

Nível sugerido:

Experiência: 0.

Pontos de técnica: 0.

Charm: Prism Helm (Mão direita), Prism Dress (Mão esquerda), MegaElixer (Cabeça).

Dica: atacar as mãos pode não ser um bom negócio, então concentre os melhores ataques físicos do grupo na face. Ter Ayla no grupo pode ser interessante, já que os itens retirados do chefe via Charm são muito bons. Recupere o HP e MP quando necessário.

Lavos Fase 1 – HP: variável

Capítulo 25: The fated hour.

Nível sugerido: 50.

Experiência: 0.

Pontos de técnica: 0.

Charm:

Dica: nesta fase, ele simula batalhas com alguns dos chefes anteriores (Dragon Tank, Guardian, Heckran, Zombor, Masamune, Nizbel,  Magus, Azala/Black Tyrano e Giga Gaia), então basta seguir a mesma estratégia utilizada em cada um deles.

Lavos Fase 2 – HP: 10000

Capítulo 25: The fated hour.

Nível sugerido: 50.

Experiência: 0.

Pontos de técnica: 0.

Charm:

Dica: a batalha se assemelha a anterior, no Ocean Palace, porém aqui ele está um pouco mais enfraquecido. Ataque com os melhores atáques mágicos do grupo, abuse das técnicas duplas e triplas e recupere HP e MP com frequência, porque Lavos pode causar grandes danos na equipe, independente do equipamento que tiverem. 

Lavos Inner – HP: 40000

Cabeça – HP: 20000.

Braço direito – HP: 8000.

Braço esquerdo – HP: 12000.

Capítulo 26: The final battle.

Nível sugerido: 50.

Experiência: 0.

Pontos de técnica: 0.

Charm:

Dica: ele começa com um ataque poderoso. Recupere o HP e foque em destruir os braços primeiramente. Em seguida, a cabeça. A o braço direito recupera o corpo.

Lavos Core – HP: 42000

Bit esquerda – HP: 2000.

Lavos – HP: 10000.

Bit direita – HP: 30000.

Capítulo 26: The final battle.

Nível sugerido: 50.

Experiência: 0.

Pontos de técnica: 0.

Charm:

Dica: por incrível que pareça, Lavos não é o principal inimigo aqui. Foque em destruir o bit da direita. Destruindo-o, os demais são derrotados automaticamente. No ínicio da batalha, a defesa física e mágica deste bit é elevada, então não ataque o imediatamente. Além disso, o bit esquerdo cura constantemente, enquanto absorve ataques mágicos; portanto, não use mágica nele. A forma central, Lavos, usará os ataques físicos e mágicos mais poderosos do jogo, que podem deixar todo o grupo com 1 de HP. Derrote o bit da esquerda primeiramente (ataques físicos), pois a defesa do direito caírá enquanto ele carrega “Active Life / Vida ativa”. Neste momento ataque-o com as melhores técnicas do grupo. Ele ressucitará o bit da esquerda e a defesa voltará ao normal. Repita o processo até destruí-lo.

Considerações Finais

E assim finalizamos esse artigo. Com certeza, agora será mais fácil detonar cada um desses chefes. Espero que aproveitem esse material, que possibilita a preparação de estratégias variadas para cada confroto. Até a próxima!

Fonte: https://strategywiki.org/wiki/Chrono_Trigger

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*