Top Gear: acelere seu motor ao som de uma das melhores trilhas sonoras de todos os tempos!

Conhecido no Japão como Top Racer, Top Gear é um arcade de corrida lançado em 1992 para o Super Nintendo. Desenvolvido pela Gremlin Graphics e publicado pela Kemco, foi o primeiro título da franquia. Um dos primeiros jogos do gênero para o console, tem por objetivo tornar-se o piloto mais rápido do mundo correndo por vários países.

Ficha Técnica

Nome: Top Gear.

Produtora: Gremlin Graphics.

Gênero: Corrida.

Ano: 1992.

Número de Jogadores: até 2 jogadores.

Sobre o Jogo

O desenvolvimento de Top Gear levou cerca de 5 meses. Segundo o programador Ritchie Brannan, o design foi colaborativo entre os artistas e ele, com opiniões também da publicadora, a japonesa Kemco. A equipe não tinha tanta documentação sobre os aspectos técnicos do console, e muito foi alcançado através de engenharia reversa (basicamente, desmontar uma máquina para ver seu funcionamento). O código fez uso pesado do hardware e requereu um timing cuidadoso, junto com truques para manter o desempenho estável. A otimização de uso de ROM foi uma das partes mais complicadas, porque afetaria o custo de produção do cartucho.

As principais fontes de inspiração para o título foram: Pitstop (Epyx, 1983), Pole Position (Atari, 1982), Outrun (Sega, 1986) e principalmente Lotus Esprit Turbo Challenge (Amiga), com semelhanças notáveis — Brannan dividiu um escritório na Gremlin Graphics com o programador Shaun Southern, da desenvolvedora Magnetic Fields, enquanto este completava Lotus. A princípio, o game saíria para NES, mas a Kemco, a pedido da Nintendo, o lançou para seu sucessor, o Super Nes (1992).

Imagem relacionada
A principal inspiração para Top Gear: Lotus Espirit Turb Challenge (Amiga).

Após a tela título, o jogador é levado para a tela de configuração do jogo, onde características do game poderão ser alteradas, conforme preferência de quem o joga. A opção 1 player (destacada na imagem abaixo) pode ser variada entre 1 ou 2 jogadores. Entrando-se nela, algumas ajustes podem ser feitos (para 1 ou 2 jogadores, conforme escolha).

A primeiro ajuste é o nome do piloto, que pode ser inserido na tela abaixo. Caso o jogador não queira alterá-lo, por padrão será “player 1” (ou player 2).

O próximo quesito a ser ajustado são as marchas, que variam entre manual ou automática. Caso seja escolhida a opção Manual, durante a corrida elas podem ser trocadas pressionando-se os botões L (para descer) e R (para subir). Se a opção Auto for escolhida, não será necessário fazer as trocas de câmbio, já que a CPU a fará!

Na tela seguinte, as configurações do controlador serão ajustadas. Elas variam entre A e D, cada qual com funções especificas para cada botão do joystick.

Por último, mas não menos importante, nesta tela será escolhido o veículo para as provas entre 4 disponíveis, cada qual com suas características (eles serão vistos adiante).

Caso o jogador não faça alterações dentro da opção “player 1”, e vá direto para o a prova, ele será inciado com o nome Player 1, com marcha automática, controle padrão (A) e com o carro vermelho, como mostrado na imagem abaixo.

O nível de dificuldade das provas pode ser alterado na opção Skill Level, como destacado na imagem abaixo.

Elas variam entre Amateur (fácil), Professional (médio) e Championship (difícil).

Na opção Country, pode se selecionar o país para se começar jogando.

Caso a escolha seja o primeiro país da lista (USA), o jogo segue normalmente. Se o escolhido for do segundo em diante (S America à UK), abre se uma tela para colocar o password do mesmo.

Tela de password para os demais países da lista.

No menu Speed, o sistema de medida do velocímetro pode ser alterada entre MPH (milhas por hora) e KPH (quilômetros por hora). Basta apertar qualquer botão para realizar esta mudança.

Após todas as configurações definidas (ou não), a opção Play Game (destacada abaixo), incia de fato o jogo.

Nesta tela são mostradas informações da prova a ser disputada. Serão vistas as seguir conforme numeração na imagem abaixo.

  1. Localidade da prova ( cidade e país).
  2. Mapa do circuito.
  3. Distância a ser percorrida, record da melhor volta na referida prova e quantidade voltas da prova.

Na tela do circuito, alguns displays são mostrados para auxiliar o jogador, os quais serão vistos à seguir, segundo numeração da imagem abaixo.

  1. Mapa da pista.
  2. Número de nitros (turbos) restantes (iniciado em 3).
  3. Marcha sendo utilizada (varia de 1 à 5).
  4. Posição atual do jogador.
  5. Medidor de combustível.
  6. São mostrados 3 visores, os quais são (de cima para baixo): gráfico de velocidade, display numérico da velocidade e cronômetro da prova.

Independente se Top Gear será jogado com um ou dois jogadores, a tela das corridas se divide em duas. Caso seja para um player, o carro de baixo será controlado pela inteligência artificial do jogo, senão, pelo segundo jogador.

Além dos veículos adversários, o jogador poderá sofrer a influência de elementos dos cenários durante as provas, como placas, pilastras, vegetação. É importante não se chocar contra eles para não perder posições e não gastar combustível com re-aceleração.

Após uma prova, a tela Results surge. Os 10 primeiros colocados recebem pontuação, conforme mostrado na imagem abaixo. Para se avançar ao próximo estágio é preciso terminar o atual em no máximo quinto lugar.

Como já mencionado, há um medidor de combustível para cada veículo. Isso porque, durante os circuitos, pode ser necessário o reabastecimento do mesmo, principalmente se a prova tiver muitas voltas ou dependendo do veículo escolhido. Há pontos específicos para este fim, chamados Pit Stop. É preciso entrar nestes pontos de abastecimentos e aguardar o visor de combustível carregar (ou sair quando desejar). Caso o combustível do veículo estiver próximo ao fim, a frase “Fuel Low” surge sobre o mesmo na prova. Quando o combustível acaba completamente, a frase “Out of Fuel” surge, e o veículo desacelera até parar.

Resultado de imagem para top gear pit stop
Cena da entrada em um Pit Stop.

Os Veículos

Top Gear disponibiliza quatro veículos para a escolha do jogador, que variam entre marcas e modelos, além de características técnicas, como velocidade, aceleração, aderência dos pneus e consumo de combustível. Cada um deles será visto a seguir.

Cannibal (Vermelho)


Inspirado na Ferrari Testarossa de 1991, este é o veículo mais rápido do game, com máxima em 147 MPH ou 237 KPH. Possui baixa aceleração em comparação aos demais e aderência ruim dos pneus, além de consumir muito combustível.

Sidewinder(Branco)

Inspirado na Ferrari 288 GTO de 1985, é um dos veículos equilibrados do game. Com máxima de 131 MPH ou 210 KPH, tem a velocidade máxima mais baixa dentre os demais, porém, possui a melhor aceleração. Com ótima aderência dos pneus, consome pouco combustível.

Razor  (Roxo ou púrpura)

Inspirado no Honda NSX, possui velocidade máxima de 137 MPH ou 220 KPH, tem uma aceleração consideravelmente baixa. Com baixa aderência dos pneus, possui consumo de combustível mediando.

Weasel  (Verde-azulado)

Inspirado no Porsche modelo 959, este veículo também é bem equilibrado, com máxima de 137 MPH (220 KPH), com boa aceleração e mediana aderência dos pneus e consumo de combustível.

Os Circuitos

Top Gear conta com 32 pistas, divididas em 8 circuitos com 4 provas cada. As características de cada um será mostrada a seguir.

Outros Competidores

Ao terminar uma corrida, aparece uma tela com a classificação final. Nesta 20 nomes, segundo classificação. Caso esteja em modo multiplayer, o nome “Computer” é substituído pelo nome escolhido pelo segundo jogador (ou player 2, caso não escolha algum).

Tela com a classificação geral dos competidores.

Passwords

O progresso do jogador é armazenado através do sistema de senhas (passwords). Elas variam conforme nível de dificuldade. Serão mostaradas a seguir.

Passwords para o nível amador.
Passwords para o nível profissional.
Passwords para o nível campeão.

Aspectos Técnicos

Gráficos

Embora não sejam espetaculares, este quesito cumpre seu objetivo. Os sprites são bem trabalhados e com bons níveis de detalhes. Os cenários são variados e coloridos, com muitos elementos característicos de cada localidade. Os carros adversários variam entre os 4 presentes no game, com colorações distintas. A sensação de velocidade é nítida, embora as animações sejam em 2D.

Trilha Sonora

Este sem dúvidas é o ápice em Top Gear. O game é ovacionado mundialmente por este quesito. Composta por Barry Leitch (famoso compositor para jogos eletrônicos), o game possui faixas emocionantes, bem trabalhadas e arranjadas. Como já mencionado, o game foi inspirado principalmente em Lotus do Amiga, com algumas músicas retiradas de lá.

Comparativo entre as faixas em Lotus e Top Gear.

Trilha sonora completa de Top Gear.

Os efeitos sonoros são bons e com boas respostas, como as batidas em obstáculos e carros. Com certezas as corridas ficam ainda mais emocionantes com as faixas durante elas tocadas.

Jogabilidade

A jogabilidade é simples e com boas respostas aos comandos. Basicamente consiste em acelerar, frear, movimentar o veículo para os lados, soltar turbos e passar marchas (no modo manual). As diferentes configurações possíveis de controle dentro do game atende a uma variedade maior de jogadores. Jogar com o carro vermelho pode ser um desafio a parte, mas a existência de outros veículos no game atende desde jogadores à avançados.

Considerações Finais

Top Gear sem dúvidas é um clássico do Super Nintendo e um divisor de águas para o gênero de jogos eletrônicos. Com bons gráficos, excepcional trilha sonora e jogabilidade simplificadas, elementos estes que, aliados a uma ótima sensação de velocidade, o colocam como um dos melhores jogos de corrida de todos os tempos. O modo multiplayer o deixa ainda mais divertido. Vale muito a pena ser jogado!

Resultado de imagem para top gear ending
Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*