Como aplicar patches em ROMs de Super Nintendo.

Hoje trazemos um pequeno tutorial, muito simples de ser executado, para aplicação de pathces sobre ROMs de Super Nintendo. Mas primeiramente vamos entender o que significa o termo patch.

Na computação, patch (remendo) é um programa de computador criado para atualizar ou corrigir um software de forma a melhorar sua usabilidade ou performance. No ROM Hacking (alteração de ROMs de jogos através de softwares específicos), basicamente tem o mesmo significado, porém, pode ter um sentido mais próximo a estilização. Por exemplo, em um game de futebol, vamos citar International Super Star Soccer, através destes remendos, o jogador poderia ter uma versão com times atualizados, nomes de jogadores reais, estádios atuais, enfim, uma infinidade de possibilidades.

Através deste tutorial, você poderá aplicar patches variados em jogos que queria estilizar. Atenção, não ensinaremos a criá-los (patches), mas apenas aplicá-los no arquivo do game original. Para este exemplo, usaremos a ROM de International Super Star Soccer Deluxe, o software de aplicação de patch chamado Lunar IPS (este não é o único programa com esta finalidade, mas foi o escolhido para este exemplo) e o arquivo ips (patch, propriamente dito) para alteração dos nomes fictícios dos jogadores para seus nomes reais. Os links para os dois últimos citados estão abaixo (a ROM deve ser a original do jogo).

Lunar IPS:

https://www.romhacking.net/utilities/240/

Patch de nomes reais International Super Star Soccer Deluxe:

https://www.romhacking.net/hacks/2972/

Em sua versão original, os nomes dos jogadores do game International Super Star Soccer são fictícios, isso porque a Konami, sua produtora, não possuía os direitos de imagem sobre os jogadores da época, porém cada um deles foi inspirado em um atleta real, como a própria empresa revelou recentemente. Com este patch, os jogadores terão seus nomes corrigidos para seus respectivos atletas, como Allejo para Bebeto e Gomez, Romário.

Resultado de imagem para international super star soccer deluxe brasil
Escalação original da seleção brasileira em International Super Star Soccer Deluxe.

Tutorial

Baixe o software Lunar IPS e baixe o arquivo ips (patch) do game, ambos nos links acima.

Execute o Lunar IPS.

Tela inicial do Lunar IPS.

Clique no Botão “Apply IPS Patch“. Uma tela para seleção do arquivo IPS aparecerá.

Tela se d seleção de patch.

Selecione o arquivo patch baixado e clique em Abrir. Uma nova tela de seleção aparecerá, agora para selecionar a ROM em que se deseja aplicar o patch (neste exemplo, International Super Star Soccer Deluxe). Escolha o arquivo desejado e clique em Abrir.

Tela de seleção de ROM.

Feito o processo acima, uma janela de confirmação de aplicação de patch irá aparecer.

Agora, abra um emulador de sua preferência e abra a ROM estilizada para teste.

Agora o time brasileiro está com seus respectivos jogadores reais, assim como todas as demais.

Lembrando que este processo pode ser feito com qualquer jogo, contanto que se tenha o patch e sua respectiva ROM. Dependendo do ips baixado, bugs podem ocorrer no game, não é garantia de sucesso total. Caso o patch não funcione em seu emulador (sendo ele o ZSNES), vá nas configurações e verifique se a opção destacada na imagem abaixo está marcada.

Simples, não? Agora você poderá jogar variadas versões de qualquer jogo que quiser, sem muito esforço. Aproveitem e divirtam-se!

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*