8 controladores para usar no Super Nintendo… ou não!

O joystick do SNES com certeza foi e é uma referência no mundo dos games, com seu design anatômico e de fácil manuseio. Mas existem algumas opções de terceiros que também despertaram a curiosidade dos jogadores do console durante os anos que esteve em alta. Neste post, apresentaremos 8 deles. Confiram!

QuickJoy SN ProPad

Um controlador com forma semelhante ao original do SNES, porém transparente e com os botões coloridos, além de possui botões de ativação turbo para os botões A, B, X e Y. Cada um deles pode ser setado no modo “off”, “semi-auto” e “auto”, conforme necessidade do jogador. Select e Start ficam um sobre o outro (não ao lado, como no original do console).

Competition Pro

Este joystick não se assemelha em nada ao icônico controle do SNES. Na verdade, parece mais um produto para o SEGA Mega Drive/Genesis. Além dos botões turbo para A, B, X e Y, este possui também para os botões L e R. Eles podem ser setados em “off”, “turbo” e “auto”. Possui também um modo câmera lenta (slow), além das resultantes de dois botões direcionais (diagonais) terem um comando próprio.

Tecnoplus SNES Control Pad

Este controle é completamente genérico e com design um tanto quanto exótico. Possui os botões de Select e Start unificados, além de um direcional (de cor vermelha) não muito confortável.

Triax Turbo Touch 360

Se o joystick citado acima parece estranho, este aqui chega a ser ainda mais! Tem um formato de um animal quadrúpede, talvez. O direcional não é mais a famosa cruz, sim um octeto em baixo relevo. A proposta deste controlador era utilizar sensores sensíveis ao movimento, na tentativa de reduzir a força aplicada sobre o direcional. Possui a função turbo para os botões A, B, X e Y (que são menores – em relação ao orginal – e azuis). Os botões Select e Star estão acima deles nesta versão.

Nakitek Power to Perform

Este bumerange do Batman pode ser considerado interessante por sua proposta. É compatível com o Super Nintendo quanto Mega Drive/Geneis. Os direcionais também são um octeto, porém no mesmo nível dos demais botões. Possui funções de programão, dependendo do console a ser utilizado. Pode trabalhar como SEGA 3 e 6 botões, além do SNES. Os demais botões com letras, podem se comportar de formas diferentes, conforme função estabelecida. Também possui modo turbo, setada em “off” e “on”.

Performance

Este controlador é bem maior que o original do Super Nintendo, além de possuir um design completamente diferente. Os direcionais são roxos e com diagonais embutidas. Possui função turbo para os botões A, B, X e Y, que variam de “of”, “turbo” e “auto”. Possui também um modo câmera lenta em dois níveis: lenta (sl) e super lenta (ssl).

Aqua Pad

Este na verdade é praticamente uma versão alternativa Performance, apresentado acima. Com a principal diferença deste ser transparente e mostrar partes do circuito elétrico interno.

Beeshu Jet Fighter

Um joystick em forma de nave espacial. Possui o direcional unificado com as diagonais e função turbo e slow. Diferente da maioria dos demais apresentados (que possuem esta função separada para cada botão), neste todos são afetados dentro destas funções.

Considerações Finais

Este foram as 8 opções de controladores (não oficiais) para se usar em um Super Nintendo. É claro, existem uma infinidade de outros produtos similares. Mas no fim das contas, nada melhor que usar o bom e velho joystick do próprio console, não é mesmo?

Fonte: Retrovânia-vgjunk

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*