Disney e seus jogos incríveis: Magical Quest 3 starring Mickey & Donald.

Mickey & Donald: Magical Adventure 3 como é conhecido no Japão foi lançado apenas por lá. Produzido em 1995 pela Capcom, é o terceiro título da consagrada série Disney’s Magical Quest. Não se sabe o motivo exato para o não lançamento deste jogo fora de terras nipônicas, mas pode-se considerar um fator importante: o Nintendo 64, sucessor do console de 16 bits da Nintendo havia sido anunciado já para o ano seguinte, o que poderia impactar nas vendas do game negativamente, já que o Magical Adventure 3 estava sendo lançado no mês de dezembro (o N64 já era praticamente uma realidade no mercado). Somente em 2004 ele foi lançado no ocidente, para o Game Boy Advanced, com incremento de um modo competição para 2 jogadores.

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Ficha Técnica

Nome: Mickey to Donald: Magical Adventure 3.

Produtora: Capcom.

Gênero: Aventura/Plataforma.

Ano: 1995.

Jogadores: até 2 jogadores.

O Enredo

Enquanto se escondem no sótão Donald, os sobrinhos trigêmeos dele , Huey, Dewey e Louie (Huginho, Zezinho e Luizinho no Brasil), descobrem um livro antigo. O objeto, que acaba sendo mágico, transporta os trigêmeos para a terra dos contos de fadas. Lá, eles são capturados pelo rei Pete (Bafo), que planeja tomar o mundo real. Mickey e Donald são informados do que aconteceu através da fada da terra dos contos de fadas e, portanto, decidem entrar no livro para encontrar os irmãos patinhos e parar o malvado Pete mais uma vez.

O Jogo

O game pode ser jogado por 1 ou 2 jogadores (o modo mais divertido e o qual será descrito nessa análise). Cada jogador escolhe seu personagem e a aventura começa.

Dentro do livro, os heróis passaram por 7 níveis, a fim de resgatarem os sobrinhos de Donald e deter Pete. Inicialmente os personagens possuem 3 corações como medidor de energia. Eles podem ser acrescidos comprando-se itens específicos que serão vistos adiante. Cada estágio tem suas características gráficas, além de inimigos e elementos. Moedas podem ser coletadas nos cenários para compras de itens.

No decorrer do game, os heróis recebem trajes estilizados (3 no total), cada qual com habilidades específicas, que podem ser usadas e trocadas a qualquer momento, a partir do instante que o jogador as recebe. Elas serão também vistas adiante.

Em todas as fases há portas espalhadas pelo cenário que levam a salas com tesouros ou lojas, nas quais itens, e salas de bônus, onde é possível escolher uma carta e receber um prêmio de forma aleatória (do mesmo tipo que se vende nas lojas), ou não receber nada, caso vire uma carta com o rosto de Bafo (Pete).

Tela de bônus onde se é possível ganhar itens da loja gratuitamente.

Quando um personagem morre, mas possui mais vidas, um balão com seu rosto surge na tela, o qual pode ser movimentado na direção desejada, aguardando o jogador continuar a jogar com ele.

Disney's Magical Quest 3 starring Mickey & Donald SNES If you lose a life, Donald and Mickey will temporary return in a balloon which you can direct until they pop out.

Quando todas as vidas se esgotam, surge a tela de Game Over, onde se pode continuar ou encerrar o jogo.

Disney's Magical Quest 3 starring Mickey & Donald SNES Losing too many lives will take you to this screen.

O progresso do jogo é armazenado através do sistema de Passwords. Vejamos-os a seguir.

Estágio 1Mickey, Minnnie, Daisy, Donald
Estágio 2 Goofy, Minnie, Donald, Pete
Estágio 3Daisy, Goofy, Pete, Minnie
Estágio 4Minnie, Pluto, Mickey, Daisy
Estágio 5Mickey, Daisy, Donald, Pluto
Estágio 6Daisy, Pluto, Mickey, Pete
Estágio 7Pluto, Pete, Daisy, Minnie
Disney's Magical Quest 3, estrelado por Mickey & # x26;  Tela Donald SNES Password - permite que você continue seu jogo.
Tela de Password.

Nos 3 primeiros estágios, os sobrinhos de Donald são encontrados (1 em cada fase). Em seguida, a preocupação dos heróis é única e exclusivamente deter Bafo (Pete). Vejamos cada um a seguir.


Uma cidade com uma aparência um tanto que lembra as regiões da Europa Medieval com renascentista misturadas. Há uma parte aquática que lembra Veneza, a famosa cidade italiana, tem inimigos, sapos que atiram rajadas de água com mangueira. Mickey e Donald ganham seus primeiros trajes aqui (isto será visto adiante). Ao fim do estágio, os heróis encontram Huey, um dos sobrinhos do pato. Ele diz que Dewey e Louie, seus irmãos, fugiram para a floresta.

Chefes: O primeiro, um peru vestido de centurião romano que ataca atirando penas e saltando em cima do personagem. O segundo, um porco vestido de rei que voa no ar com a ajuda de corvos.

Imagem relacionada
Town Harvest Fair.

Uma floresta, com insetos, lenhadores, e uma parte cavernosa, flores que cospem um pólen pegajoso e árvores parecidas com cilindros nos quais os personagens podem se prenderem para capturar e derrotar inimigos. O segundo traje dos personagens é ganho neste cenário (isto será visto adiante). Ao fim do estágio, o segundo sobrinho de Donald, Dewey, é encontrado. Ele diz que Louie não está com ele e que o mesmo atravessou a floresta correndo em direção às montanhas.

Chefes: Uma mariposa fêmea, a primeira e única chefe feminina nos jogos da série Magical Quest e o segundo, uma flor monstro que ataca cuspindo bombas de pólen.

Fungi Forest.

Aqui, um mágico aparece e diz ao jogador que viu Louie chorando, porém se descuidou um momento e o garoto fugiu com seu kit mágico. Trata-se de um local montanhoso, mas com uma mistura de deserto, lembrando muito as regiões da Arábia das 1001 noites, com areia movediça e flores que se tornam plataformas ou trepadeiras para o personagem alcançar outros locais. . Em determinado ponto da fase, o sobrinho de Donald (Louie) aparece dizendo que há um monstro. Após uma batalha, o pequeno pato devolve o kit mágico para Mickey e Donald. Com isso, o terceiro e último traje de cada personagem é obtido aqui (isto será visto adiante).

Chefes: O primeiro, o esqueleto de um touro morto-vivo que ataca com seus chifres e saltos. O segundo, uma grande minhoca que ataca na areia.

Sandy Mountain.

Mickey e Donald avistam uma sombra no céu. É um grande navio voador, de onde Pete envia seus capangas para capturá-los. Os heróis então decidem subir até lá, a fim de chegarem no castelo do vilão. O estágio revela
o interior de um navio pirata abarrotado de mercadorias e riquezas sem fim. Alguns itens estão dentro de baús e vasos, alem encarar piratas que estão espalhados por toda a fase, e algumas alavancas são acionadas colocando um barril sobre elas para abrir novas passagens.

Chefes: O primeiro é um lobo com canhões nas duas mãos que atiram bolas. O segundo é um cachorro vestido de pirata que atira com uma pistola de pirata e ataca com seu gancho.

The Airship.

Após escaparem do navio em destruição, Mickey e Donald vão em direção ao oceano. Uma fase totalmente aquática, onde os peixes e cavalos marinhos são inimigos muito fortes. Também há recifes de coral e conchas gigantes. Há um contador de oxigênio para os personagens. Caso esteja perto do fim, é necessário repô-lo nas grandes bolhas de ar.

Chefe: Um polvo gigante que ataca com seus tentáculos, aparece longe no fundo da fase avisando quando vai atacar.

Shell Ocean.

Após saírem do mar, os heróis vão para uma montanha gelada, no caminho para o Castelo do grande vilão Pete. Há flocos de neve vivos e árvores congeladas, sua aparência lembra as regiões da Sibéria, a Terra do Gelo e do Tibét. Nesta cenário já é possível se avista a sétima e última fase do jogo, o palácio de Pete.

Chefe: Um Yeti com correntes no corpo e nas pontas das correntes que segura nas mãos, duas bolas de gelo dura, ataca com as correntes e pode gira-las rapidamente, voando no ar como um helicóptero para saltar em cima do personagem.

Snowlake Mountain.

O último estágio do jogo. Mickey e Donald agora estão diante do castelo do malvado Pete. O cenário revela o lado interno da fortaleza, onde existem muitas armadilhas e inimigos. Os chefes do navio serão re-enfrentados aqui. O cenário tem ambientações diferentes, como uma área infestada de chamas e outra, assombrada.

Chefes: Um lobo vestido de bruxa que ataca com uma colher de pau e com feitiços, se utiliza de seu caldeirão também. O quarto e último, Pete (Bafo), aqui como um rei com cetro, coroa e tudo. No primeiro momento, ele ataca com seu anel mágico, mais depois de destruí-lo, utiliza de um escudo e uma lança com uma cobra na ponta.

King Pete’s Palace.
Todos os chefes de Magical Adventure 3.

Os Trajes

Durante a aventura, Mickey e Donald recebem algumas vestimentas, cada uma com habilidades especiais, que irão auxiliá-los nas fases. Vejamos cada um a seguir.


1° – Cavaleiro: Para Mickey, uma armadura em estilo medieval, com um escudo, um elmo e uma lança com uma luva de boxe na ponta. Devido ser pesada, já que é de metal, afunda na água facilmente, mas seu escudo protege contra ataques de qualquer inimigo. Donald, por outro lado, tem armadura maluca, trajando um barril, uma panela na cabeça como elmo e um martelo de borracha como arma. Sua armadura pode flutuar na água.

2° – Escala de Lenhador: Ambos os personagens recebem roupas de escalada parecidos com os de lenhadores de floresta para se escalar uma árvore, com uma corda que pode capturar itens ou inimigos, e mover alguns objetos, podem se prender em qualquer objeto cilíndrico vertical, como por exemplo árvores e colunas.

3° – Roupa de Mágico: Para Mickey, uma roupa de mágico com direito a cartola e capa, pode atirar magias para transformar os inimigos em itens ou abrir caminhos de área restrita. Já Donald, usa uma roupa como Aladdin, a qual tem as mesmas funções das roupas do camundongo, apenas com a diferença de ele usar uma lâmpada mágica com uma mão que atira as magias, e pode sustentar Mickey para colocá-lo em um caminho mais alto ou subir um local para localizar uma passagem secreta.

Itens

Alguns itens podem ser encontrados nos estágios, adquiridos na loja ou ganhos nas fases bônus. Os principais serão vistos a seguir.

Blocos amarelos : podem ser atirados contra inimigos ou destruídos, alguns contém itens.
Blocos com estrelas: contém itens.
Cartas mágicas: restaura a energia dos trajes.
Moeda de ouro: podem ser gastas nas lojas ou utilizadas como pontos de bônus. 
Maçãs: dão pontos de bônus. 
Coração pequeno: restaura um ponto de vida  
Coração grande: restaura todos os corações e ganhe um novo ponto.
Personagem: ganha uma vida extra. 
1/4 coração: encontrado na loja geral. Compre quatro destes corações para ganhar um novo coração na tela.
Atualização de traje: encontrado na loja geral . Isso aumentará a velocidade de recuperação do traje.  

Disney's Magical Quest 3 starring Mickey & Donald SNES General Store: buy items and upgrades
Loja Geral onde se compram itens e upgrades.

As Fases Bônus

Trata-se de jogos de adivinhação de cartas. Os personagens podem voltar ao mesmo bônus sempre que desejarem. Cada carta dá ao jogador uma recompensa específica. Vejamos a seguir.

Mickey: 1 vida extra.
Minnie: 1/4 de coração.
Donald: 20 moedas.
Pateta: 5 moedas.  
Pluto: 10 maçãs  
Pete: o jogo de adivinhação termina.

Tela do jogo bônus.

Aspectos Técnicos

Gráficos

Como de costume para jogos da Disney, os gráficos são muito bons. Sprites bem desenhados e detalhados, além de bem coloridos. Cenários diversificados, com vários elementos e com alto nível de detalhes. O design dos inimigos e chefes são interessantes e realmente fazem referência ao ambiente em que se encontram.

Trilha Sonora

Esse quesito também é muito bom em Magical Adventure 3. Cada cenário possui sua faixa, a qual representa bem a proposta do ambiente. Elas são divertidas e empolgantes. Os efeitos sonoros também são de muita qualidade e limpos.

Trilha sonora completa de Magical Adventure 3.

Jogabilidade

Os comandos são simples e com boas respostas. Com baixa curva de aprendizado, permite jogadores de qualquer nível se aventurarem. Os comandos são:

Start: pausar o jogo.
Esquerda: mover, pular, nadar para a esquerda.
Direita: mover, pular, nadar para a direita.
Baixo: descer de árvores e postes, esconde Donald na armadura.
Cima: subir em árvores e postes.
Y: agarrar itens ou inimigos, usar habilidade do traje.
B: pular, nadar.
A: trocar armadura.
L/R: escolher armadura.

Considerações Finais

Mickey to Donald: Magical Adventure 3 certamente está na lista dos melhores jogos da Disney e até mesmo do Super Nintendo. Com seus gráficos incríveis, ótima trilha sonora e jogabilidade simples, aliada ao seu multiplayer divertidíssimo atraiu jogadores de todos os níveis. Possui um fator replay (desejo de jogar novamente) muito alto, o que mantém este clássico vivo ainda hoje, décadas após seu lançamento. Vale muito a pena ser jogado!

Disney's Magical Quest 3, estrelado por Mickey & # x26;  Donald SNES Introdução: Donald & # x26;  Mickey, com a ajuda do Guardião, entra no livro para salvar os trigêmeos e salvar Storyland do Rei Pete.
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