Super Bomberman 4: um dos títulos mais explosivos da franquia!

Como o nome sugere, Super Bomberman 4 foi o quarto título da série produzido para o Super Nintendo. Desenvolvido pela Hudson Soft, foi lançado em 1996 e trouxe novidades em relação a seu antecessor, Super Bomberman 3. O jogo se passa em algum momento após a derrota do vilão Bagura na aventura anterior. Após a explosão de sua nave, seu cérebro permanece intacto e com isso é encubado em uma espécie de hospedeiro mecânico, onde retorna a vida.

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O vilão reúne 5 aliados malignos, chamados Reis Bomber, para se vingar de Shiro e Kuro, os Bomberman Branco e Preto, respectivamente. Enquanto os heróis viajavam em sua nave com seus amigos, foram atacados pela tropa de Bagura e tiveram seu veiculo destruído, sendo engolidos por um vórtex temporal e sendo levados, inicialmente à pré-história.

Intro de Super Bomberman 4.

Ficha Técnica

Nome: Super Bomberman 4.

Produtora: Hudson Soft.

Gênero: Aventura/Puzzle.

Ano: 1996.

Número de Jogadores: até 2 players no modo campanha / até 5 players no modo batalha.

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Sobre o Jogo

Basicamente o jogo consiste nos personagens em um labirinto, os quais utilizam bombas para quebrar blocos e destruir os inimigos, a fim de encontrar a passagem para o próximo estágio. Super Bomberman 4, como seus antecessores, possui 2 modos de jogo: Normal Game e Battle Game. Veremos cada um separadamente.

Normal Game

Este é o modo campanha do jogo. Com 1 ou 2 jogadores, é preciso atravessar diversas eras na história e destruir seus respectivos Reis Bomber, para então enfrentar o vilão Bagura. São 5 eras a se explorar, cada uma com 8 estágios, sendo que no sétimo se enfrenta o Bomber King daquela área e no oitavo,  sua máquina de destruição. Há um limite de tempo para as fases comuns, mas não há para os chefes.

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Há um novidade aqui: existem passagens secretas em algumas fases que levam os jogadores para salas bônus, a fim de obterem itens. Basta um dos personagens arremessar o outro, com o item luva (os itens serão detalhados mais a frente) para o compartimento que a contém.

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Como mencionado, inicialmente os personagens são levados para um passado pré-histórico. Mas não é a única referência temporal no game. Eles também passarão por um período feudal, pela era moderna e por um futuro com máquinas bélicas até, finalmente, encontrarem Bagura. Durante os estágios, gaiolas podem sem encontradas; quebrando-as, os amigos dos heróis que estavam na nave e foram aprisionados começam a ajudá-los (ou atrapalhá-los!).

Sprite da gaiola onde os prisioneiros ficam.

Imagem relacionada
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Battle Game

Talvez o modo mais divertido da franquia. Nesta opção de jogo, é necessário vencer adversários, humanos ou controlados pela CPU, em alguns estágios disponíveis. Há 6 personagens a serem escolhidos neste modo. Shiro, o Bomberman Branco e os 5 Bomber Kings.

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O modo batalha é dividido em 3 sub-modos. Cada um será apresentado a seguir.

Battle Royale

O principal modo desta categoria, onde se enfrentam até 5 adversários (controlados por humanos (através do multi-tap) ou CPU). Quem vencer o total de batalhas pré configuradas leva a disputa. Uma novidade é que em uma das 10 telas disponíveis, é possível utilizar o item luva para jogar os adversários penhasco abaixo, derrotando-o sem a necessidade e um bomba.

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Há ainda algumas opções a serem habilitadas ou não aqui:

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  1. O nível dos jogadores controlados pela CPU.
  2. A quantidade de batalhas necessárias para a vitória.
  3. O tempo por batalha.
  4. No modo Sudden Death, em determinado momento da batalha, blocos começam a cair e reduzir o espaço da arena.
  5.  No modo BadBomb, o personagem que for eliminado vai para fora da arena e joga bombas nos jogadores que ainda estão na batalha, a fim de derrotar algum e voltar para a disputa.
  6. O modo DashBomb dá ao ganhador da disputa a chance de jogar um mini-game, a fim de conseguir um item, com o qual já iniciará a próxima batalha.
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Champion Mode

Pode ser jogado por 1 ou 2 jogadores. Neste modo, se enfrenta os 5 Bomber Kings. Vencendo-os, os créditos surgirão. Neste modo os jogadores já começam com os seguintes power-ups:

  • 6 patins.
  • 8 fogos.
  • 5 bombas.
  • Empurrar.
  • Soco.
  • Chute.
  • Luva.

Maniac Mode

Aqui, a partida pode ser  customizada, definindo quais itens aparecerão, além de sua quantidade. Pode se configurar também quantas vezes os personagens poderão ser atingidos até morrerem. Não se pode configurar o tempo de batalha, quantidade de batalhas necessárias para vencer e o estágio, que por padrão será o primeiro.

Os Bomber Kings (Reis Bomber)

Como já mencionado, são 5. Foram criados e recrutados por Bagura. Aparecem tanto no modo campanha (como sub-chefes), quanto nas batalhas (como personagens selecionáveis). Cada qual tem sua habilidade especial, que serão vistas a seguir.

Hammer Bomber

Com uma aparência verde e com um enorme olho amarelo. Sua habilidade especial é a estrela da manhã que é lançada em diversos ângulos. Ele protege Dogun, um robô azulado lançador de chamas.

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Hammer Bomber
Dogunsprite
Dogun

Jet Bomber

Com uma aparência branca e azul, com um visor no topo de seus olhos e um grande jetpack. Ele é capaz de voar com isto e pode destruir qualquer um que  conseguir acertar em seu bombardeio e com as chamas de jato propulsor. Após o término deste voo, ele só pode lançar uma bomba com um pequeno índice de potência. Ele protege Machinder, um robô samurai com canhões no lugar dos braços.

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Jet Bomber
MachindaSB4sprite

Machinder

Lady Bomber

Com um vestido laranja e olhos com formas diferentes para definí-la como sendo do sexo feminino. Têm a habilidade especial de lançar raios laser que são lançados em diversos ângulos. Ela protege Rocketeer Joe, um robô soldado com jatos propulsores atirador de mísseis.

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Lady Bomber
RocketeerJoesprite

Rocketeer Joe

Bazooka Bomber

Com a aparência vermelha e branca, com o olho direito biônico e uma Rocket Launcher no braço direito conectada à sua mochila por alguns fios. Sua habilidade especial é com a Rocket Launcher que lança chamas e após esse disparo ele só pode lançar uma bomba com um pequeno índice de potência. Ele protege Centibeetle, uma centopeia mecânica gigante.

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Bazooka Bomber
Centibeetlesprite

Centibeetle

Ghost/Great Bomber

Normalmente visto em preto e roxo e com uma grande capa, Fantasma (Ghost) é o líder dos Reis Bomber. Sua habilidade especial é a invencibilidade. Quando ela é disparada ele não pode se mover e logo depois ele só pode lançar uma bomba com um pequeno alcance.

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Ghost/Great Bomber

Os Pets

A série Super Bomberman no Super Nintendo é famosa por seus pets (buddies). Em Super Bomberman 4, diferente das versões anteriores, no modo campanha, eles podem ser obtidos ao se destruir o inimigo, onde o jogador acaba o utilizando  como ajudante. Nas versões anteriores eram encontrados aleatoriamente, destruindo os blocos dos estágios. Cada um possui uma habilidade especial. O que difere esta versão das demais é a quantidade de buddies disponíveis.  As especialidades deles, mencionadas abaixo, são para o modo Battle Game.

Pets em ovos

Miniatura de Triceradops

 Triceradops: possui uma boma com espinhos poderosa que atravessa vários blocos.

Angoraminiatura

 Angora: flutua por cima de blocos que podem ser destruídos.

Swimminiatura

 Swim: movimenta-se em alta velocidade em linha reta.

Haguhaguminiatura

 Haguhagu: destrói todos os blocos do estágio de uma vez.

CrazyBalloonminiatura

 Crazy Balloon: flutua por cima de bombas.

Bobosb4miniatura

 Bobo: coloca bombas com explosão máxima.

Pets em Conchas

DogunJrminiatura

 Dongun Jr.: possui habilidade de chutar bombas.

Ponponminiatura

 Ponpon: possui habilidade de socar bombas.

Pakkungaminiatura

 Pakkunga: disponibiliza todas as bombas que o jogador possui de uma vez, em linha.

Darumanminiatura

 Daruman: pode se transportar na velocidade máxima do game.

Miniatura de Gamefurai

 Gamefurai: pode ser arremssado em forma de míssel para destruir o oponente.

BombTankminiatura

 Bomb Tank:  atira uma espécie de bala pegajosa, diminuindo a velocidade do oponente.

DancingClownminiatura

  Dancing Clown: dispara uma onda sonora que atordoa o oponente.

Itens e Power-ups

Itens podem ser encontrados destruindo blocos. Alguns deles estão disponíveis apenas no modo normal ou no modo de batalha.

Fogosprite

 Fogo: aumenta em 1 o alcance da explosão da bomba.

Bombupsprite

 Bomba: aumenta em 1 a quantidade de bombas do jogador.

Patins sprite

 Patins: aumenta em 1 a velocidade do jogador.

Controle Remoto

 Bomba remota: o personagem passa a utilizar uma bomba detonada por controle remoto.

 Passagem de bomba: permite ao personagem atravessar qualquer bomba.

 P: permite empurrar o oponente.

 1 up: acrescenta uma vida ao jogador.

Colete miniatura

 Colete de invencibilidade: permite que um jogador passe por inimigos e  suporte explosões sem sofrer dano por algum tempo.

Ovos sprite

 Ovo ou Concha: guardam os pets no jogo. Podem ser acumulativos, caso seja da mesma espécie do mascote utilizado pelo jogador.

Bomba perfuradora sprite

 Bomba Perfuradora: possui um grande alcance de explosão, destruindo vários blocos de uma vez.

Chutesprite

 Chute: permite chutar bombas do jogador e oponentes para longe em linha reta.

Sbluvadeboxe

 Soco: permite socar bombas do jogador e oponentes para o alto, em forma de arco.

Fogo cheio miniatura

 Fogo Cheio: aumenta o alcance da explosão ao máximo.

Luva de Poder sprite

 Luva: permite segurar e arremessar bombas, parceiros e oponentes para longe.

Getasprite

 Geta: reduz em 1 a velocidade do jogador.

 Coração: permite ao jogador sobreviver a uma explosão.

SB Block Passer.gif

 Passagem de bloco: permite ao jogador atravessar blocos que podem ser destruídos.

Relógio

 Relógio: aumenta o limite de tempo ou o congela, assim como os inimigos no modo Normal Game.

Crânio sprite

 Crânio: afetar o jogador com efeitos colaterais variados. São eles:

  • Ritmo Rápido – O jogador se move extremamente rápido.
  • Ritmo Lento  – O jogador se move extremamente lento.
  • Diarreia  – O jogador continuamente coloca bombas quando possível.
  • Baixa Potência  – As bombas do jogador explodem em raio mínimo de alcance.
  • Constipação – O jogador é incapaz de colocar bombas.
  • Mudança  – O jogador troca de lugar com um jogador diferente e aleatório.
CakeSB4

 Bolo: aumenta 200 pontos no total geral do jogador.

FriesSB4

 Batata: aumenta 400 pontos no total geral do jogador.

IceCreamSB4

 Sorvete: aumenta 800 pontos no total geral do jogador.

JellySB4

 Geleia: aumenta 1000 pontos no total geral do jogador.

CrepeSB4

 Tapioca: aumenta 1200 pontos no total geral do jogador.

SushiSB4

 Sushi: aumenta 1200 pontos no total geral do jogador.

CornDogSB4

 Corn Dog: aumenta 2000 pontos no total geral do jogador.

SamuraiBallSB4

 Samurai Ball: aumenta 8000 pontos no total geral do jogador.

Progresso do Jogador

O progresso do jogador é armazenado através do sistema de passwords.

Imagem relacionada

World 1

1019 –  world 1 – 1 (Com todos os itens)
7352 – world 1 – 1
8831 – world 1 – 2
7255 – world 1 – 3
5714 – world 1 – 4
5289 – world 1 – 5
1352 – world 1 – 6
6892 – world 1 – 7
6722 – world 1 – 8

World 2

1222 – world 2 – 1 (Com todos os itens)
7793 – world 2 – 1
6428 – world 2 – 2
8492 – world 2 – 3
7490 – world 2 – 4
4370 – world 2 – 5
6682 – world 2 – 6
4677 – world 2 – 7
4692 – world 2 – 8

World 3

1107 – world 3 – 1 (Com todos os itens)
4680 – world 3 – 1
2247 – world 3 – 2
5725 – world 3 – 3
7821 – world 3 – 4
5890 – world 3 – 5
7258 – world 3 – 6
3379 – world 3 – 7
6009 – world 3 – 8

World 4

0827 – world 4 – 1 (Com todos os itens)
5389 – world 4 – 1
4080 – world 4 – 2
2501 – world 4 – 3
5736 – world 4 – 4
3211 – world 4 – 5
5589 – world 4 – 6
8902 – world 4 – 7
0721 – world 4 – 8

World 5

0107 – world 5 – 1 (Com todos os itens)
3703 – world 5 – 1
2609 – world 5 – 2
2479 – world 5 – 3
4792 – world 5 – 4
6790 – world 5 – 5
1574 – world 5 – 6

Passwords Extras

0903 – Para muda o estilo dos stages do  battle mode para  o  2.
0520 – Para muda o estilo dos stages do  battle mode para  o  3.
7777 – O vencedor do batlle mode começara a próxima partida dourado.
5656 – Os personagens poderão usar seus poderes ilimitadamente no batllemode.
1009 – Para ver o final.

Aspectos Técnicos

Gráficos

Os gráficos são simples, porém bem trabalhados. Sprites bem coloridos e detalhados. Há uma grande variedade de inimigos e itens, além muitos elementos nos cenários, que são bem trabalhados também. Cada cenário reflete bem a proposta do fluxo temporal do jogo, podendo se identificar facilmente em qual período histórico o personagem está. Os chefes são originais e bem desenhados, como já é costume da série.

Efeitos Sonoros

A trilha sonora é divertida e combina com cada cenário. As faixas estão no melhor estilo nipônico e talvez esse seja o título em que o Japão soa mais forte. Os efeitos sonoros são bons e são reproduzidos de forma clara. A faixa tocada nos chefes dá um toque de emoção para o momento.

Jogabilidade

A jogabilidade é simples. Basicamente se move e coloca bombas. Com os power-ups e pets, o botão Y passa a ser utilizado, mas nada de complicado. As respostas aos comandos são rápidas e precisas, o que torna o jogo ainda mais divertido no modo Battle Game.

Considerações Finais

Super Bomberman 4 é tido como um dos melhores jogos da série para o Super Nintendo. Com um modo campaha divertido, com vários itens e buddies (pets), possui um bom fator replay (desejo de jogar novamente). O modo batalha dispensa comentários, com personagens variados e com habilidades especiais, tornando o mais dinâmico e agrandando a todos os tipos de jogadores.

Fontes: Galáxia Nerd , GameFaqsBomberman Wikia.

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