Donkey Kong Country: o game que explorou todo o poder do Super Nintendo!

Donkey Kong Country é um jogo de plataforma, em perspectiva 2D,  desenvolvido pela Rare e publicado pela Nintendo para seu console de 16 bits, o Super Famicom/Nintendo. Lançado em novembro de 1994, sob o nome Super Donkey Kong no Japão. Na década de 90 não era comum jogos com a qualidade gráfica e sonora apresentadas pelo game, principalmente nos consoles 16 bits e antecessores. Isso só foi possível no SNES devido ao alto investimento da Rare (desenvolvedora de Donkey Kong Country) em tecnologias da SGI (Sillicon Graphics Inc.), como as usadas nos efeitos especiais dos filmes Exterminador do Futuro 2 e Jurassic Park, conseguindo transportá-las para dentro de um cartucho do console (sem chips especiais) usando uma técnica de compressão e modelamento chamada de ACM (Advanced Computer Modeling).

Isto rendeu a Rare um acordo de parceria com a Nintendo, que por sua vez, adquiriu algumas de suas ações e investiu em jogos. O primeiro foi o próprio Donkey Kong Country, sendo totalmente remodelado da versão original criada por Shigeru Miyamoto para os arcades/NES na década de 80. Desta vez, ele participou de longe do projeto, sendo de autoria da própria Rare a maior parte do enredo e personagens, inclusive Diddy Kong.

Ficha Técnica

Nome: Donkey Kong Country.

Produtora: Rare.

Gênero: Aventura/Plataforma.

Ano: 1994.

Jogadores: Até dois jogadores alternados.

Resultado de imagem para donkey kong snes art

Sobre o Jogo

O enredo do jogo conta que o rei malvado King K. Rool roubou todo o estoque (tesouro) de bananas do Donkey Kong e cabe a ele e Diddy Kong, seu sobrinho, recuperarem de volta. Ambos ainda contam com a ajuda de Cranky Kong, Funky Kong e Candy Kong, seus amigos, que aparecem em todos os mapas após o jogador completar alguns estágios.

Resultado de imagem para donkey kong country snes pics

Funky, Donkey, Diddy, Candy e Cranck Kong.

Resultado de imagem para donkey kong snes art

Arte do game Donkey Kong Country.

São 40 cenários distribuídos entre 6 mundos, cada qual com suas características. No modo para um jogador, é possível jogar tanto com Donkey Kong, quanto com Diddy, desde que ambos estejam na tela (podem ser alternados a qualquer momento). Caso você perca um deles, podem ser recuperados através de barris com a inscrição DK durante as fases. Se apenas um estiver na tela e seja atingido ou caia em elementos mortais do cenário (inimigos, buracos, etc.), perde-se uma vida. Há dois modos para 2 jogadores: o contest e o team. No primeiro, o jogador precisa perder uma vida para passar a vez. No segundo, basta apenas perder o personagem que o controle é alternado automaticamente na própria fase. Quanto aos selecionáveis, Donkey Kong é mais forte, porém mais lento. Diddy é mais ágil, porém mais fraco.

Imagem relacionada

Durante o game, será necessário pular, correr, gangorrar, rolar, nadar, arremessar, ser arremessado por barris ou canhões, além de outros movimentos para desbravar os estágios. É possível recolher bananas nos cenários, onde, obtendo se 100, uma vida é acrescentada para finalizar o jogo. Inicialmente, são 5 tentativas. As letras K – O – N – G também ficam espalhadas pelas fases. Reunindo-se as 4, mais 1 vida é acrescentada.

dkc

Alguns estágios de Donkey Kong Country.

Resultado de imagem para donkey kong country snes personagens

Funky Kong é um surfista inventor que constrói alguams geringonças voadoras para Donkey Kong e Diddy Kong durante o jogo.

Há também alguns estágios bônus, escondidos nas fases. Neles, é possível conseguir bananas, vidas, partes das palavra KONG, além da chance de mini games com os animais dourados, os quais são:  sapo,  avestruz,  peixe e um rinoceronte. Os buddies dourados também podem ser encontrados escondidos em algumas fases.

Resultado de imagem para donkey kong country bonus stage

Mini Game de um local secreto dos buddies.

Ao final de cada área, há um chefe, que quando derrotado, dá uma banana gigante, além do acesso ao próximo estágio. Todos os bosses são enfrentados em cenários praticamente iguais, com exceção dos elementos e alguns outros detalhes. Já o último mestre é enfrentado em seu navio.

Chefes de Donkey Kong Country.

O game não possui power-ups, mas é possível, em determinados momentos, utilizar os buddies (pets), cada qual com sua habilidade especial. Mas não é permitido a utilização dos mesmos o tempo todo, apenas em estágios específicos, dentro do limite permitido no cenário. O jogo conta com Rambi, o rinoceronte, que pode chifrar os inimigos e abrir passagens secretas, Expresso, o avestruz, que pode correr além de voar. Também com Enguarde, o peixe espada, que além de se locomover melhor na água, ataca os adversários com sua “espada”, Wink, o sapo, que tem o pulo mais alto entre eles e Squawks, o papagaio, que nesta versão apenas segue os personagens iluminando o caminho em Torchlight Trouble. O progresso do jogo é armazenado em bateria e seu gameplay tem cerca de 2 horas.

 Arquivo: ExpressoDKC.PNG  

Resultado de imagem para donkey kong country ship map

No mapa  geral do jogo, o navio de K. Roll se aproxima da ilha com o avançar da história.

Segundo o livro Guerra dos Consoles, Donkey Kong Country foi responsável por fazer a Nintendo recuperar a fatia do mercado antes conquistada pela SEGA, sua concorrente direta. Outro ponto interessante é que o presidente da Nintendo da América, Minoru Arakawa, ao ver o jogo pela primeira pela primeira vez pensou que este se tratava de um título do Nintendo 64, o sucessor de seu console 16 bits.

Tela de Candy Kong para armazenamento de progresso em Donkey Kong Country.

O presidente da nintendo Minoru Arakawa e o advogado Haward Lincoln. Imagem para o lançamento de Donkey Kong Country.

Dicas do Game

Começar com 50 vidas:
Na tela principal, escolha a opção para carregar um jogo existente, deixe o cursor sobre o “Erase Game” e faça a combinação: B A R R A L. Agora basta escolher um jogo para carregar e você começará com 50 vidas!

Praticar os Round Bônus:
Quando o vídeo de introdução estiver rolando, aperte  Y ↓ ↓ Y e você será teleportado para uma sala onde pode escolher qual dos Rounds Bônus quer jogar!

Modo interativo para dois jogadores:
Na tela principal, escolha a opção para carregar um jogo existente, deixe o cursor sobre o “Erase Game” e faça a combinação: B A  B ↑ ↓ ↓ Y A, e inicie um jogo para dois jogadores, agora o jogador inativo pode apertar Select a qualquer momento e
assumir o controle.

Sound Test:
Na tela principal, escolha a opção para carregar um jogo existente, deixe o cursor sobre o “Erase Game” e faça a combinação:  A R B Y  A Y, agora basta apertar Select para ouvir a faixa.

Aspectos Técnicos

Gráficos

Foram realmente inovadores para a época.  A Rare aplicou uma técnica pioneira que utilizou imagens pré-renderizadas de modelos 3D e as transformou em frames para a animação 2D do console, tendo como resultado um dos games mais lindos do Super Nintendo. Todos os character-designs, cenários de fundo e demais elementos do jogo ficaram altamente detalhados e com cores vibrantes. Há uma ampla variedade de inimigos, além de elementos que realçam cada estágio,como chuvas, neve, entre outros. Uma obra de arte!

Efeitos Sonoros

A trilha de Donkey Kong Country foi composta por David Wise, Eveline Fischer e Robin Beanland. Ela é incrível. Cada estágio tem uma faixa própria, que mistura sons da natureza, percussão e melodias marcantes. Os efeitos sonoros são incrivelmente bem trabalhados e agregam muito a proposta pelo jogo. Praticamente todos os elementos tem seu som correspondente, valorizando ainda mais este quesito no game.

Jogabilidade

É simples e de fácil aprendizado. O personagem pode andar, correr, saltar, segurar e arremessar elementos, como barris e caixas, e tudo isso com no máximo 2 botões. As respostas são rápidas aos comandos, o que não era comum para jogos com gráficos mais elaborados na época, o que dizer então de gráficos como os deste jogo. O personagem Donkey Kong ainda possui uma habilidade especial, onde ele bate no chão, tirando bananas escondidas.

Considerações Finais

Donkey Kong Country com certeza está na maioria dos Top 10 do Super Nintendo. Um jogo inovador, que revolucionou a indústria dos jogos eletrônicos da década de 90. A mistura de gráficos incríveis, ótima trilha sonora e excelente jogabilidade o tornaram bastante popular, fazendo dele um dos jogos mais vendidos do 16 bits da Nintendo, com quase 10 milhões de cópias. Sua simplicidade (embora com tecnologia de ponta para jogos na época) e alta curva de aprendizagem por parte dos jogadores foram pontos chave para sua consolidação como um dos melhores jogos do console.

Fontes: Canto dos ClássicosVGS com Cerveja e Mario Wiki.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*