Goof Troop: um dos melhores Co-Ops de todos os tempos!

Não é novidade que Mickey é o grande astro da Disney e, que logo, estrelaria a maioria dos jogos eletrônicos da empresa, principalmente na década de 90. Mas em 1994, Disney e Capcom apostaram em  personagem “secundário” para um novo game: Pateta (Goof). E acertaram em cheio, produzindo assim um dos melhores jogos do Super Nintendo, com um modo Co-Op incrivelmente divertido e um jogo desafiador!

Resultado de imagem para goof troop snes

Ficha Técnica

Nome: Goof Troop.

Produtora: Capcom.

Gênero: Ação/Aventura/Plataforma/Puzzle.

Ano: 1994.

Jogadores: até 2 jogadores cooperativos.

Enredo

O jogo começa com Pateta e Max, seu filho de onze anos,  indo pescarem quando avistam seus vizinhos Bafo (Pete) e P.J. sendo levados por piratas. Eles seguem o navio  e chegam à Spoonerville Island.  Com o objetivo de salva-los, Pateta e Max entram na ilha enfrentando centenas de piratas e tudo que vier pela frente.

O Jogo

O game é baseado na animação de TV, de mesmo nome  lançada em 1992. No Brasil, conhecido como a turma do Pateta,  foi exibido no SBT pelos programas Disney Club (entre 1997 e 2000) e Bom Dia e Cia (com Jackeline Petkovic). Exibido também pelos canais pagos Disney Weekend e Disney Channel e pela Rede Globo, no Festival de Desenhos.

Um nome a se destacar aqui é Shinji Mikami. Ele foi o principal nome por trás dessa série Resident Evil, que tornou-se uma das principais em meio ao gênero survivor horror (terror de sobrevivência), servindo também de inspiração para muitas outras lançadas posteriormente. Mas antes de ficar conhecido por este trabalho, já fazia parte do time de designers da Capcom. Goof Troop foi seu último trabalho de sucesso antes de se ingressar na série de terror.

Goof Troop tem uma visão parcialmente aérea, com perspectiva de cima para baixo. Há inimigos para enfrentar, porém os personagens (que serão vistos no tópico abaixo) não possuem habilidades naturais para encará-los. Com isso, é necessário a utilização de elementos das fases (como blocos e barris), além de alguns itens especiais. Para passar pelos estágios, era necessário a utilização de alguns itens e ferramentas que davam acesso a outros lugares, tais como chaves, tábuas para pontes, entre outros. A energia do jogador é medida através de corações, que podem ser acrescidos no decorrer da aventura.

O inventário para itens é limitado, com máximo de dois itens por personagem no modo para um jogador e um item por jogador, no modo multiplayer, exigindo assim uma boa administração desses elementos durante os estágios.

Outra característica marcante são os puzzles (quebra-cabeças), que exigem raciocínio lógico do(s) jogador(es) afim de se obterem itens e abrirem passagens anteriormente inacessíveis. Inicialmente eles são fáceis, mas no decorrer da aventura, vão ficando mais rígidos e até com inimigos na tela, com objetivo de impedir a resolução dos desafios.

O progresso no jogo pode ser guardado através de um sistema de Password. Como era comum em jogos da Disney, figuras eram utilizadas nas senhas, ao invés de letras ou números.

Imagem relacionada

A lista de Passwords é apresentada a seguir:

Fase 2 – Banana, Diamante Vermelho, Cereja, Banana, Cereja.
Fase 3 – Cereja, Diamante Vermelho, Diamante Verde, Cereja, Banana.
Fase 4 – Diamante Vermelho, Cereja, Diamante Verde, Diamante Verde, Diamante Vermelho.
Fase 5 – Banana, Cereja, Diamante Verde, Diamante Vermelho, Banana.

Os Personagens

São dois selecionáveis: Pateta (Goof) e Max. Cada qual com suas características. Veremos cada um detalhadamente a seguir.

1) Pateta: é o mais forte, porém mais lento. Pode derrotar os inimigos com apenas um item arremessado.

   2) Max: é mais rápido que Pateta, porém mais fraco. Em alguns inimigos, são necessários dois arremessos de itens para derrotá-los.

Os Itens

Alguns itens estão disponíveis nas fases, para ajudar os heróis em sua jornada. São eles:

Gancho: muito comum no jogo, é utilizado para empurrar e prender inimigos, pegar objetos a distância e  fazer pontes de cordas em ganchos no chão.

gancho

Sino: utilizado para atrair a atenção dos inimigos e atraí-los para uma armadilha.

sino

Pá: usada em pontos específicos da fase para cavar afim encontrar outros itens.

pa

Chaves:  servem para abrir passagens. A prateada libera acessos a novos pontos da fase, enquanto as douradas dão acesso ao chefe.

chave prata chave dourada

Tábuas: utilizada para restaurar pontes, dando acesso a outro ponto da fase.

toco de madeira

Vela: utilizado para melhor iluminação em mapas escuros.

vela

Cerejas: concede ao jogador um coração. Juntando-se sete corações, ganha-se uma vida extra.

cereja

Cacho de Bananas: dá ao jogador dois corações. Juntando-se sete corações, ganha-se uma vida extra.

bananas

Diamantes vermelhos: dá ao jogador uma vida extra, com máximo de nove vidas.

diamante vermelho

Diamantes verdes: dá novos continues.

diamante verde

Jarros, Barris, Vasos e Cocos: utilizados principalmente para derrotar os inimigos, arremessando-os contra eles.  Alguns adversários também podem utilizá-los contra os jogadores, além dos jogadores acertarem a si mesmos. Podem haver itens escondidos embaixo deles, como frutas e diamantes.

jarro barril  vasococo

Bomba: também utilizado para derrotar inimigos, além de canhões e alguns chefes. Podem estourar nas mãos do jogador, causando dano.

bombas

Blocos com estrela: sua principal função é ser utilizado para resolver puzzles, mas também podem ser chutados contra inimigos. Alguns os chutam contra o jogador.

pedra com estrela

Blocos explosivos: como o item acima, estes explosivos tem como principal função resolver puzzles, mas podem ser usados contra inimigos. Assim como as bombas, possuem contagem pra explosão. Os verdes duram mais que os amarelos.

pedra explosiva verde

pedra explosiva amarela

Os Inimigos

Não serão apresentados todos os inimigos aqui, apenas os principais. São eles:

Jolly: um dos mais comuns e fracos no jogo.

jolly

Roger: também inimigo comum, porém um pouco mais forte que o Jolly.

roger

Jack: semelhante a Jolly, mas atira facas contra os jogadores.

jack

Rob: como Roger, mas se transforma em uma bola rolante para atropelar os jogadores.

rob

Rap: age ao Rob, mas pode chutar blocos contra os jogadores.

rap

Jester: como Jack, mas ele segura objetos e também pode atirá-los contra os jogadores.

jester

Ramble: semelhante a Rap, porém cospe fogo contra os jogadores.

ramble

Os Chefes

São cinco chefes, um em cada estágio do jogo. Vejamos cada um a seguir:

Jester Hole: é uma gangue formada por sete Jesters, que ficam atirando barris, bombas e mamonas contra os jogadores.

jester hole

Fire Bug: pertecente ao segundo nível, é um piromaníaco que atira tochas e cospe fogo contra os jogadores.

fire bug

Red and Blue Skeletons: estão, atiram ossos para atingir os jogadores. Os ossos do Red Skeleton são diretos e param  no primeiro obstáculo. Já os do Blue Skeleton ricocheteiam, sendo mais difíceis de esquivar.

Red and Blue Skeletons

Red and Green Rumbler: encontrados no quarto estágio, são duas centopeias que atacam os jogadores com investida direta. Seu cenário  apresenta obstáculos como estalagmites caindo do teto, além de corredores com abismo.

Red and Green Rumbler

Keelhaul Pete: último chefe, ataca os jogadores investido em um ciclone atirando bombas para todos os lados.

Resultado de imagem para goof troop Keelhaul Pete snes

Aspectos Técnicos

Gráficos

Os sprites dos personagens principais são animados e bem trabalhados, trazendo a tona sua base na animação para TV. Os cenários são ricos e coloridos e os inimigos, embora com sprites semelhantes, variando em sua maioria em cores e ações, foram bem desenhados. Há  cutscenes divertidas duranta a história, algumas animadas, inclusive.

Cutscenes de Goof Troop.

Efeitos Sonoros

As músicas são um show a parte, graças a Yuki Storuma,  responsável por criar uma trilha sonora que proporciona uma diversão ainda maior, com arranjos alegres e por vezes aumentavam a ação na tela. Tatsua Nishimura, responsável pelos efeitos sonoros, igualmente fez um excelente trabalho, dando sons a boa parte do jogo, exceto aos gritos dos personagens e  inimigos, que foram substituídos por sons bem agudos. Ele não desconsiderou nem as ondas do mar no início da primeira fase, dando a elas efeitos sonoros perfeitos.

Jogabilidade

A jogabilidade é simples e os comandos respondem bem, consagrando-se ainda mais este clássico. O personagem se move em 4 direções, agarra e arremessa itens, além de chutar blocos. Com os botões L e R é possível alterar entre os itens do inventário, no modo para um jogador. O game possui uma ótima curva de aprendizagem, permitindo assim que jogadores iniciantes o dominem facilmente.

Considerações Finais

Sem dúvidas Goof Troop é um clássico ovacionado para o Super Nintendo. Seus gráficos bem trabalhados em sintonia com a ótima trilha sonora e jogabilidade simples fazem dele um jogo indispensável para os amantes do console. Seu modo Co-Op é um show a parte, fazendo deste game uma referência nesse quesito ainda nos dias de hoje. Se ainda não o jogou, não perca mais tempo. É hora de aventura!

Fontes: Nintendo LifeRound Clear, e Anos Incríveis.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*