É hora de morfar! Mighty Morphin Power Rangers: the movie.

Os seriados Super Sentai acabaram tendo espaço cativo na televisão brasileira. A partir da década de 80, quando a extinta TV Manchete transmitiu o Esquadrão Relâmpago Changeman, vários outros programas do gênero ganharam oportunidades na programação. Inclusive a própria Manchete exibiu ainda Flashman e Maskman.

Na década de 90, os norte-americanos perceberam que esse tipo de conteúdo poderia ser uma verdadeira mina de ouro, já que a produção demandava baixo custo e eram bem aceitos pelos telespectadores. Adquiriram os direitos de exibição de um Super Sentai japonês (Kyoryu Sentai Zyuranger), substituíram os atores de cenas sem batalhas por personagens ocidentais e… Eureca!: nasciam os Mighty Morphin Power Rangers!

Em 1995, a série ganhou as telonas, com Mighty Morphin Power Rangers: the movie, onde os heróis enfrentavam o vilão Ivan Ooze. E o game aqui analisado foi baseado neste mesmo filme.

Resultado de imagem para power rangers the movie snes

Ficha Técnica

Nome: Mighty Morphin Power Rangers the movie.

Produtora: Bandai.

Gênero: Beat’em up.

Ano: 1995.

Jogadores: até 2 jogadores.

Imagem relacionada

O Jogo

Como já citado, o game foi baseado no primeiro filme da série, de 1995. Nele, estão os personagens de sua segunda temporada, quando o elenco sofreu algumas baixas e muito de seus atores foram substituídos. 06 personagens poderão ser escolhidos, para encararem 07 fases, com o objetivo de deter Ivan Ooze, que pretende dominar o universo. Ao fim de cada estágio, é necessário enfrentar seu respectivo chefe. Não há armas disponíveis para coleta no decorrer do game, porém é possível recuperar a energia pegando hambúrgueres no chão, como na maioria dos jogos do gênero.

Inicialmente, seu personagem está em sua forma natural. É necessário derrotar os inimigos e recolher os trovões que deixam cair, para que, enchendo se a barra de energia, possa se transformar ou usar golpes especiais. Quando se está na forma de Ranger, ao se completar a barra de energia novamente, pode se usar o especial característico dele. O modo 2P start, permite-se jogar com dois jogadores simultâneos na tela. Pressionando-se os botões L e R, é possível mudar o plano do personagem, podendo por exemplo, saltar para a calçada ou voltar para a rua. Ao final de cada fase, é possível trocar-se de personagem.

Os Personagens

São 06 personagens disponíveis, todos com características de movimento parecidos enquanto humanos, mas com algumas variadas, enquanto Rangers.

Escolha aí e bora !

Vejamos cada um deles separadamente:

 Rocky  é o Ranger Vermelho.  Quando morfado, possui especial que cria uma tempestade de fogo na tela, através de sua espada.

 Adam é o Ranger Preto. Quando morfado possui especial que faz cair uma bola de ferro gigante na tela, através de seu machado.

Billy é o Ranger Azul. Quando morfado utiliza um especial que faz uma tempestade de água na tela, através de seu bastão.

Aisha é a Ranger Amarela. Quando morfada tem o especial que faz uma chuva de raios na tela, através de suas lanças.

Kimberly  é a Power Ranger Rosa. Quando morfada possui especial que faz cair uma chuva rosa de lasers mágicos, através de seu arco.

 Tommy é o Ranger Branco. Quando morfado tem o especial que faz várias explosões na tela, através de seu sabre.

Os Estágios

São 07 estágios totais, cada qual com suas características, padrões e inimigos, além de chefe.

Estágio 1

Chefe: Maníaco do Espelho (Mirror Maniac) .

Estágio 2

Chefe: Cannon Top.

Estágio 3

Chefe: Skelerena.

Estágio 4

Chefe:Magnet Brain.

Estágio 5

Chefe:  Silver Horn.

Estágio 6

Chefe:  Main Frame.

Estágio 7

Chefe:  Ivan Ooze.

Aspectos Técnicos

Gráficos

Os gráficos não são ruins, mas também não são uma obra prima. Sprites simples, mas bem feitos, com cores vivas e animações leves. Vale destaque para o design dos chefes, que estão muito bons. Há pouca variação nos sprites dos inimigos, que em sua maioria só variam em cor. Se formos analisar como um jogo, sem ligação com a série, isso é um ponto negativo, porém no seriado/filme também é assim, contendo em sua maioria, bonecos de massa, como adversários. Por esse lado, o game é fiel à sua proposta (referenciar o filme). Os cenários das fases é relativamente simples, porém muito bem feito, com muitos elementos e variam muito entre si.

Trilha Sonora

Os efeitos sonoros não comprometem aqui e as faixas nas fases que representam bem a ação proposta no game. Porém, algumas ressalvas: o som de soco e chute acertando o adversário são iguais e não se assemelham ao som real desses movimentos. A qualidade do som utilizado é boa, mas não condiz com a realidade. Sons de explosões são simples e quase imperceptíveis. Em resumo, tirando a música das fases, que são animadas, os demais efeitos são simples, porém não comprometem.

Jogabilidade

Os comandos são simples e praticamente todos os personagens tem os mesmos movimentos e velocidade. É possível socar no chão ou no ar, e dar rasteiras agachado, além de utilizar golpes especiais que consomem a barra de Power. Não há sequência de hits. As respostas aos comandos são relativamente boas e os inimigos não necessitam de vários golpes para serem destruídos, como em outros jogos do gênero. Também é possível se mudar o plano do personagem, com os botões L ou R.

Comandos

Y – Dá socos ou utiliza arma, se morfado e com barra de Power cheia.
B – Pula.
A – Sem utilidade.
X – Morfa/Usa especial se a barra estiver carregada.
L ou R – Muda o plano do personagem.
Start – Pausa.
Select – Sem utilidade.

Considerações Finais

Mighty Morphin Power Rangers the movie é um jogo indispensável para os fãs da série e fez a alegria de muita gente na década de 90, nas famosas locadoras. Uma boa adaptação do filme (não necessariamente a melhor), que garantiu horas de diversão, principalmente no modo multiplayer com um amigo.

Dica SNESquecível

Para começar o jogo com o personagem morfado: , X, B, Y, A na tela de título.

Fontes: Hall Games BlitzJogo Véio e FTW Games.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Be the first to comment

Leave a comment

Your email address will not be published.


*